A Cemig irá publicar nessa terça-feira, 6 de junho, a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2023, com a possibilidade de os clientes da companhia submeterem planos que preveem melhorias nas instalações e implantação de fontes incentivadas. Nesta edição, serão disponibilizados R$ 50 milhões para propostas que envolvem as tipologias industrial, residencial (condomínios e itinerante), comércio e serviços, poder e serviço públicos, rural e iluminação pública.
Realizado anualmente, o chamamento público deste ano chega com uma novidade. Em observância ao pleito dos clientes, todo o processo de publicação, análises, avaliações técnicas e contratação ocorrerão até novembro de 2023, sendo concluído de forma mais ágil. As inscrições vão até 29 de junho.
Como modelo de projetos que podem ser inscritos, estão a substituição de pontos de luz e condicionamento ambiental em prédios públicos e hospitais. As vias públicas também podem ter a iluminação modernizada via LED. Para a tipologia residencial (condomínios) ações também podem ser realizadas, desde que envolvam áreas de uso comum.
Outros exemplos é substituição de motores, sendo estes comumente encontrados em empresas de saneamento. Contudo, a empresa espera receber propostas que potencializem a economia de energia, como é o caso daqueles que envolvem automações, sendo elas simples, como é o caso da instalação de sensores e relés, ou aquelas mais complexas que envolvem programação.
“Nós recebemos muitos projetos de instalação de usinas solares fotovoltaicas. Mas sabemos que os que que envolvem geração de energia eólica e a biomassa já têm potencial para serem executados. A telegestão da iluminação pública é outra proposta inovadora que pode trazer benefícios aos municípios, e gostaríamos de ver essas ações neste ano”, aponta a engenheira de eficiência energética e coordenadora do processo, Aline Pimenta.